Marketing Educacional: como reduzir o custo de aquisição de alunos

Uma das maiores preocupações dos gestores de instituições de ensino reside na necessidade de alcançar metas de novas matrículas ao mesmo tempo que promove ações para reduzir o custo de aquisição de alunos. 

Alcançar esse equilíbrio é um problema ainda maior quando não são usadas estratégias e ferramentas adequadas. Felizmente, hoje, o Marketing Digital oferece soluções práticas para esses problemas. 

Usando as ferramentas certas, é possível não só reduzir o custo de aquisição de alunos e aumentar o número de matrículas como também elaborar estratégias que vão gerar resultados a médio e longo prazo, e não apenas durante as campanhas de matrículas. 

Quer saber como o Marketing Educacional pode reduzir os custos de aquisição de alunos? Então acompanhe o restante do conteúdo que preparamos!

O que é o CAC?

Para entender como as estratégias de Marketing Educacional vão ajudar a reduzir o custo de aquisição de alunos em sua IE, primeiramente é preciso entender o que é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e como calculá-lo.

Basicamente, o CAC é uma métrica de desempenho que ajuda empresas e instituições a descobrirem o quanto estão investindo para conseguir conquistar cada novo cliente. 

Logo, calculando o CAC e analisando as estratégias fica mais claro quais ações geram melhores resultados e devem ser priorizadas. Assim, as empresas conseguem otimizar os investimentos em marketing e diminuir os custos de aquisição de novos clientes.

Calcular o custo de aquisição de clientes é muito simples: basta somar todos os recursos investidos em estratégias de marketing e vendas em um período de um mês, por exemplo, e dividir o total pelo número de clientes adquiridos no mesmo período avaliado.

Para você entender de forma prática, suponhamos que o investimento em marketing e vendas de sua IE em um mês foi de R$5.000,00 e no mesmo período foram adquiridos 50 novos clientes, então, o CAC, naquele mês, será:

CAC = 5.000 ÷ 50 = R$100

Logo, para conquistar cada novo cliente foi necessário um investimento de R$100,00.

Agora você deve estar se perguntando: “O que é preciso fazer para reduzir o custo de aquisição de alunos?”. Deixamos a resposta para o próximo tópico!

Como reduzir o custo de aquisição de alunos em instituições de ensino?

Ter um CAC alto, sem obter um número de novos clientes superior ao gasto para conquistá-los, é um dos fatores que mais prejudica a saúde financeira dos negócios. Dessa forma, diminuir o CAC deve ser um objetivo no horizonte dos gestores.

Existem várias formas de reduzir o custo de aquisição de alunos. Vamos então apresentar algumas ações que te ajudarão a alcançar esse objetivo.

Invista em Marketing Digital

Invista em Marketing Digital para reduzir o custo de aquisição de alunos

Por meio da segmentação, as estratégias e ferramentas de Marketing Digital ajudam empresas a serem encontradas com mais facilidade pelo público que realmente tem interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

As ferramentas empregadas nas ações de Marketing Digital ainda facilitam a obtenção de dados e métricas importantes para o aperfeiçoamento das estratégias (como taxas de conversão, custo por clique, número de visitas e visitantes, tempo gasto no site, taxa de conversão, etc.).

Assim, em oposição às estratégias tradicionais de marketing, o Marketing Digital se consolidou como a forma mais eficiente e barata de atrair e reter clientes, além de oferecer maior alcance e um resultado mais preciso das ações empregadas.

Aplique estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing é um recurso indispensável para atrair e reter alunos, com custos de aquisição de clientes consideravelmente menores do que os de anúncios e campanhas pagas.

Basicamente, o Inbound Marketing consiste na produção de conteúdo informativo e relevante. Dessa forma, são os clientes que encontram a empresa de forma indireta, ao procurar conteúdo útil para esclarecer dúvidas comuns sobre um serviço ou um produto. Uma instituição de ensino, por exemplo, pode oferecer em um blog diversos conteúdos que apresentam as vantagens e diferenciais dos cursos e aulas oferecidos.

Amparado no conceito de funil de vendas, o Inbound Marketing ajuda a reduzir o CAC ao facilitar a identificação, por parte do time de vendas, de quais potenciais clientes estão preparados para fechar uma matrícula baseado nos conteúdos baixados, páginas visitadas, formulários preenchidos, entre outras ações.

Explore o Marketing de Relacionamento e ações para retenção

Explore o Marketing de Relacionamento

Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um atual. Assim, uma das formas mais eficientes de reduzir o CAC é investindo na retenção. 

Isso pode ser feito de diversas formas, algumas mais diretas ― como oferecendo programas de recompensas, promoções, conteúdos e materiais exclusivos, e outras mais sutis ― por meio de ações de branding e interações com os alunos. Por isso, é muito importante também fazer investimentos nos processos de pós-venda e Marketing de Relacionamento.

Otimize a conversão de seu site

O tráfego contabilizado na página de sua IE pode ser melhor trabalhado com o objetivo de se obter maior taxa de conversão. Na prática, isso significa criar meios para que esses visitantes se tornem leads, isto é, clientes em potencial com os quais você possa qualificar e se relacionar com o objetivo de efetivar uma matrícula.

Para melhorar a taxa de conversão do seu site, uma dica é fazer testes A/B, modificando, por exemplo, as CTAs (Call to Action), as cores, o layout e outros elementos das páginas.

Adote ferramentas de automação

Muito tempo e recursos são desperdiçados em atividades que poderiam ser feitas por uma ferramenta de automação de marketing. Envio de e-mails, cálculo de métricas, atendimento, captação e qualificação de leads, entre outras atividades podem ser otimizadas por meio de uma ferramenta de automação.

Assim, além de economizar recursos, as equipes se tornam mais produtivas e os resultados são alcançados em um prazo menor de tempo.

Hoje, o mercado oferece ferramentas que se adaptam, inclusive, às necessidades das instituições de ensino, que se beneficiam da automação para a gestão integrada das equipes de vendas, marketing e relacionamento com os clientes.

No cenário atual, em que as instituições de ensino buscam se adaptar para atender alunos na modalidade EAD, a relevância de ações para reduzir o custo de aquisição de alunos e para facilitar a gestão das atividades é evidente. Por isso, muitas IEs buscam um parceiro para implementar rapidamente estratégias de Marketing Educacional. Veja, então, quais são os 6 principais motivos para escolher uma agência de marketing especialista em Educação!