5 Principais métricas para analisar resultados em Marketing Digital de sua IE

Os resultados em Marketing Digital são o principal meio de uma empresa, grande ou pequena, garantir sua visibilidade no mercado. Com boas ações nessa área, pequenos negócios têm condições de competir com as grandes empresas pela mesma audiência. Mas, para obter bons resultados, é preciso estar atento a suas ações.

Como em qualquer estratégia de negócios, não basta focar nas ações e não monitorar os resultados. O acompanhamento do desempenho é fundamental para eventuais mudanças nas estratégias. É nesse ponto que as métricas para analisar resultados em Marketing Digital oferecem um diferencial. 

Por isso, a seguir, apresentamos algumas das métricas mais importantes para acompanhar os resultados em Marketing Digital, como:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

  • Retorno Sobre Investimento (ROI);

  • Ticket Médio;

  • Lifetime Value (LTV); 

  • Taxa de Conversão (CVR).

Confira!

O papel das métricas para conseguir melhores resultados com Marketing Digital

Entenda o papel das métricas em seus resultados em Marketing Digital

Se o Marketing Digital revolucionou a realidade das pequenas empresas permitindo uma competição mais justa pela visibilidade no mercado, as métricas tornaram possível aprimorar as estratégias ao nível de excelência.

Contudo, essas métricas não podem se resumir às curtidas, seguidores e visitas. Essas são consideradas “métricas de vaidade”, e não têm valor real para dizer se uma estratégia de Marketing Digital está ou não surtindo o efeito desejado.

Para fazer uma avaliação mais precisa das estratégias é preciso monitorar e analisar as métricas com foco nos resultados em Marketing Digital. Assim, a sua empresa pode aumentar a eficiência de suas ações, gerando mais tráfego, engajamento e vendas, sem gastar mais do que o orçamento planejado para os investimentos em marketing.

O diferencial oferecido pelas métricas de desempenho está na coleta de dados e informações relevantes sobre o seu público, os seus clientes e o seu comportamento online. Com o uso inteligente dessas informações é que se torna possível aprimorar as estratégias de marketing.

Entre as vantagens de usar métricas de desempenho para aprimorar as estratégias das ações de sua empresa estão:

  • mensuração da eficiência;

  • identificação de problemas;

  • otimização do desempenho;

  • aumento da lucratividade;

  • aprimoramento do trabalho em equipe.

Ou seja, as métricas de desempenho são primordiais para indicar quais são os pontos fortes e os pontos fracos das estratégias de marketing, apontando para correção de erros e abordagens mais eficazes. 

Portanto, é essencial conhecer os indicadores que podem ajudar sua empresa a monitorar e mensurar o sucesso de seus investimentos no ambiente digital. No próximo tópico abordamos brevemente as métricas mais importantes. Acompanhe!

5 métricas para analisar resultados em Marketing Digital

A seguir, apresentamos as principais métricas para analisar os resultados em Marketing Digital. Usando esses indicadores, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPI), sua empresa terá mais informações para realizar mudanças ou impulsionar os investimentos nas estratégias de marketing em vigor.

1. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) busca medir o quanto a empresa gasta em média para conseguir conquistar um novo cliente. Para chegar a esse valor, deve-se somar todos os custos que envolvem a aquisição de clientes novos em um determinado período, como despesas para ações de marketing, salários, telefonia etc. Essa soma deve ser dividida pelo número de novos clientes conquistados nesse mesmo período. Como resultado, você terá um número que representa o valor médio gasto para conseguir cada novo cliente. Confira a fórmula a seguir:

CAC = Soma dos investimentos / Número de novos clientes adquiridos

2. Retorno Sobre Investimento (ROI)

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes para avaliar a eficiência das estratégias de Marketing Digital. Ele, basicamente, indica qual é o retorno financeiro obtido com os investimentos em marketing. Para obter o ROI, basta usar a seguinte fórmula:

ROI = (receita – custo) / custo

Em que “receita” é o valor total obtido com vendas em um determinado período, e “custo” é o valor total gasto com investimentos em estratégias de marketing e vendas nesse mesmo período. Se, por exemplo, a receita obtida em um mês foi de R$ 10.000,00, partindo de um investimento de R$ 2.000,00, o ROI é de:

ROI = (10.000 – 2.000) / 2.000 

ROI = 8.000 / 2.000

ROI = 4

 

Assim, o ROI seria de 4 vezes o valor investido inicialmente. Ou seja, quanto maior o ROI, mais lucratividade o investimento trouxe.

3. Ticket Médio 

O Ticket Médio indica quanto cada cliente gasta com os produtos ou serviços da sua empresa. Esse indicador é muito útil para fazer projeções de lucro e investimento em um período específico, ajudando no planejamento das estratégias de marketing. 

O indicador pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

Ticket Médio = receita / número de clientes

Os valores podem ser inseridos considerando períodos de um mês, um semestre ou um ano, conforme for mais interessante para o objetivo da mensuração.

4. Lifetime Value (LTV)

Entenda como funciona o LTV

O Lifetime Value (LTV) ou, em português, Valor do Tempo de Vida, busca identificar a média de retorno financeiro que cada cliente pode dar à empresa. Normalmente, clientes têm um ciclo de vida dentro da empresa, do qual é possível estimar uma média de rendimentos obtidos nesse período.

Para calcular esse índice, você deve usar o valor do Ticket Médio e multiplicá-lo pelo tempo médio de retenção de cada cliente. Portanto, se o Ticket Médio mensal foi calculado em R$ 250,00 e o tempo médio de retenção é de 6 meses, o LTV será de:

LTV = 250 x 6 = R$ 1.500,00

Vale ainda destacar que o LTV precisa ser superior ao CAC. Afinal, se o retorno obtido em vendas não for superior ao custo para se adquirir uma carteira de clientes, isso significa que a operação da empresa “não se paga”.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos índices mais importantes para atestar a qualidade das estratégias e resultados em Marketing Digital. Ela representa a ação de um visitante rumo à próxima etapa na jornada de compra e pode ser calculada de muitas formas.

Por exemplo, se o objetivo de uma ação é levar o cliente a baixar um ebook, a taxa de conversão pode ser calculada monitorando a relação entre número de visitantes na página sobre cliques para download do material.

Se a taxa de conversão não for satisfatória, isso pode indicar a necessidade de melhorar a experiência de navegação do usuário em seu site ou, até mesmo, a falta de estratégias, como uso de CTA (Call To Action) e um texto persuasivo.

Além das métricas que apresentamos, existem ainda muitas outras que podem ser úteis para o aprimoramento das estratégias de marketing. Entre elas, se destacam: 

  • Custo por clique (CPC);

  • Custo por mil impressões (CPM);

  • Custo por visita (CPV);

  • Custo por lead (CPL);

  • Custo por aquisição (CPA);

  • Receita mensal recorrente (MRR); 

  • Taxa de conversão do funil.

Lembre-se de que o mais importante é não escolher métricas aleatórias e usá-las sem um objetivo específico. Para que os insights realmente ajudem a aprimorar as estratégias e os resultados em Marketing Digital de sua IE, deve-se acompanhar as métricas que vão demonstrar os pontos fortes e fracos das ações propostas.

Assim, você pode fazer com que sua empresa atraia mais visitantes e, com as ações certas, converta mais vendas. 

Se você quer entender melhor como usar os resultados em Marketing Digital para ajudar nesse objetivo, não deixe de conferir nosso conteúdo que mostra como atrair mais alunos para instituições de ensino com o Inbound Marketing!